GasRibeirao.jpg

Engenharia, Comércio e Instalações

(16) 3234 7153

(16) 8153 6742

 (16) 8122 3021

   O Gás Liquefeito de Petróleo - GLP ou Gás LP, mais conhecido como “gás de cozinha” devido a sua ampla utilização na cocção de alimentos, é um gás composto principalmente de Propano (C3H8) e Butano (C4H10) e, em mínimas porcentagens, de Etano, Metano e frações mais pesadas do petróleo como o Pentano (C5H12).

   O Gás LP é mais leve do que a água em estado líquido e pode ser facilmente armazenado a uma pressão moderada. Em estado gasoso, ele é mais pesado que o ar, o que faz com que se concentre próximo do solo em caso de vazamento.
   Por ser incolor e inodoro, adiciona-se a ele um composto a base de enxofre para que seja facilmente identificado em caso de vazamento.
   Apesar da sua principal utilização ser para a cocção de alimentos, ele tem várias aplicações industriais e agrícolas e por suas grandes vantagens é largamente utilizado em todo o mundo.

DESCRIÇÃO

   O Gás LP é obtido em processo convencional nas refinarias a partir do petróleo cru. É o último produto comercial resultante da cadeia de refino do petróleo, sendo extraídos antes dele os óleos combustíveis, a gasolina, o querosene, o diesel e a nafta. Pode ser também produzido a partir do gás natural, em unidades de processamento de gás natural (UPGNs).

VANTAGENS

GÁS LP

OBTENÇAO

PRESERVAÇÃO DA NATUREZA
A utilização de Gás LP em detrimento do consumo da lenha e do carvão, evita a queima de bilhões de árvores por ano no Brasil. Além disto não contamina mananciais de água e nem o solo.
 
 ENERGIA LIMPA
Devido à sua queima ser muito limpa, com baixíssima emissão de poluentes, ele pode ser utilizado em ambientes fechados, e em contato com alimentos como na cozinha da sua casa ou restaurante, ou em aplicações industriais sensíveis a poluentes, como na fabricação de vidros, cerâmicas e alimentos.
 

PODER COMBUSTÍVEL

Tem grandes vantagens sobre outros combustíveis sólidos ou líquidos, pois apresenta alto poder calorífico, da ordem de 11.000 kcal/kg.
 

ARMAZENAGEM E TRANSPORTE

É facilmente armazenado em recipientes e transportado sem necessidade de gasodutos ou redes de distribuição e não se deteriora durante o tempo de armazenamento. Desta forma o Gás LP chega às regiões mais remotas, rurais ou urbanas.
dsgn_1156_img_5.pngdsgn_1156_img_5.pngdsgn_1156_gr.jpg
Referência:
Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) – Petrobrás
Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liqüefeito de Petróleo - Sindigás
(GLP)  - Gás Liquefeito de Petróleo – Site do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo
Normas Brasileiras  da ABNT.
GAS
Figura1.JPGdsgn_1156_img_5.pngFigura3.jpgFigura2_3944.jpgFigura2_3944.jpg